|
1 |
"Uma gota fura uma rocha caindo não só duas vezes, mas muitas; assim também, um homem se faz esperto não só lendo dois, mas muitos livros"
Giordano Bruno
DISRUPTIVAS POÉTICAS
VOLUME 1 - RIOS
Adriana Paris (Organizadora)
“Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou.” (Heráclito de Éfeso)
Pensar em um título para o Volume I da Coleção Disruptivas Poéticas poderia ter sido difícil, mas não foi. Como mencionado na apresentação da Coleção, o intuito deste projeto, para além de libertador, é abraçar e inscrever as vozes e mentes de autores e autoras, em páginas que irão percorrer incontáveis lugares de leitura, fazendo-se presente no agora e memória para o futuro.
Desta forma, tomando o significado de Rio, em sua natureza simbólica, como o nascer, o fluir e o morrer, assim como se dá com todo ser humano, vê-se plenamente apropriado intitular este Primeiro Volume no plural: RIOS; pois tratará da reunião de poetas nas mais variadas experimentações de falas em prosa e em verso, em fluxos e contrafluxos, em ressignificações e mudanças constantes pelo fato de todos – escritores e leitores – estarem inseridos em sociedade.
Com a escrita versando sobre a fluidez, sobre encantos e desencantos, sobre tensões e efemeridades, queixas, lutas, alegrias e sucessos, é na renovação não linear através da arte grafada, que entre o nascer e morrer - nascente e foz - durante o correr da vida, que o devir pode ser observado, na poesia, como as águas dos rios.
E serão como águas de Rios as poesias nesta obra eternizadas, para que o submergir e o emergir de ideias, emoções, sensações, palavras, inquietações e questionamentos estejam, de alguma forma, associados por quem tomar por leitura e dela fizer parte em reflexões, em uma racionalidade moderna cheia de complexidades, com o cotidiano caótico de um mundo globalizado diverso e escancaradamente desigual.
Assim, desejamos a todos e todas um bom mergulho nestas águas poéticas que conversarão com outras águas que ainda virão.
*** EM BREVE, DIVULGAREMOS CHAMADA PARA ENVIO DE MANUSCRITOS PARA O VOLUME 1 ***