Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
2

"Uma gota fura uma rocha caindo não só duas vezes, mas muitas; assim também, um homem se faz esperto não só lendo dois, mas muitos livros"

Giordano Bruno


Victor Martins de Souza

Victor Martins de Souza

VICTOR MARTINS DE SOUZA

 

Victor Martins de Souza é Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab, docente da cadeira de História Contemporânea desta mesma instituição. Fez parte do quadro técnico da Cinemateca Brasileira, do Cecafro-PUC-SP e atualmente dedica-se a estudos sobre as relações entre Brasil, China e Áfricas. Defendeu doutorado em História da África pela PUC-SP em 2018, já tendo concluído mestrado também em História da África pela mesma instituição, em 2012. Aprovado em para o cargo de Professor Adjunto de História Contemporânea da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira em 2019. Sua tese de doutoramento, sob título "O que a África tem a dizer sobre Direitos Humanos: um estudo da Carta Mandinga", de 2018, contemplou a área de Patrimônio Histórico Intangível. Já no mestrado, desenvolveu pesquisa sobre os cinemas senegalês e brasileiro dos anos 1960 e 1970. Tem se dedicado aos estudos de línguas africanas - bambara (Mali) e wolof (Senegal), traduzindo documentos do bambara para o português. Realizou pesquisa de campo em países da África do Oeste e da África Austral. Atualmente tem concentrado suas pesquisas sobre os impactos da pandemia do Covid-19 em alguns países africanos (África do Sul, Líbia, Egito, Guiné Equatorial e Moçambique), à guisa comparativa. Atuou na área de Arquivos, Museus, Centro de Documentações e Arquivos audiovisuais com pesquisas sobre o acervo de filmografia produzida na África por países europeus (Cinemateca francesa, cinemateca belga e cinemateca portuguesa). Atuou, de 2009 a 2012, no Centro de Documentação da Cinemateca Brasileira, organização e catalogando o arquivo da Secretaria do Governo do Estado de São Paulo, em Parceria com o Arquivo do Estado de São Paulo. Atuou no Centro de Documentação e Memória da Unesp, no tratamento dos arquivos do intelectual negro Clóvis Moura e da Editora Oboré. Coordenou o curso de Pós-Graduação lato-sensu em História da África (Unifai-SP). É autor dos livros "História da África" (2018), "Olhares sobre o Contemporâneo" (2014) e "Esfacelados" (2017).