|
3 |
"Uma gota fura uma rocha caindo não só duas vezes, mas muitas; assim também, um homem se faz esperto não só lendo dois, mas muitos livros"
Giordano Bruno
TRINCHEIRAS DA HISTÓRIA - VOLUME 1
A CRÍTICA DA HISTÓRIA
Autor: Rodrigo Medina Zagni
Gênero: Análise Histórica / Historiografia / Teoria da História / Metodologia da História / História Moderna
Ano: 2022
255 páginas
Livro físico: (em breve)
Ebook: (em breve)
Em três volumes, “Trincheiras da História” reúne escritos dispersos do historiador brasileiro Rodrigo Medina Zagni, professor da Universidade Federal de São Paulo. É parte significativa de combates que travou. Entre capítulos de livros, prefácios de outras obras, artigos publicados em revistas acadêmicas, artigos publicados em anais de eventos científicos, palestras e outros manuscritos produzidos nas duas últimas décadas de ofício, são apresentados ao leitor 35 textos organizados da seguinte maneira: textos de Historiografia, Teoria e Metodologia da História e de temas de História Moderna, dispostos no primeiro volume e que recebeu o título de “A crítica da História”; textos de História Contemporânea que compõem o segundo volume, intitulado “A era contemporânea”; e um temário que, como as águas que avançam sobre as areias da praia tocando os nossos pés no tempo da nossa existência, constituem uma História do Tempo Presente e que compõem o terceiro volume, que recebeu o título, por isso, de “Rumo ao tempo presente”. Atravessam os textos temas de História da Cultura, História e Fontes Visuais, História do Cinema, História Vista de Baixo e outras perspecticas caras àqueles que têm por ofício a investigação do passado, com a consciência desperta para as contradições do seu tempo.
Sumário:
Apresentação
I. História, a proclamatória filha da Memória: da apreensão do olhar aos combates pelo tempo vivido
II. Hermenêutica e História: a crítica de Gadamer e de Ricoeur à constituição da realidade histórica na hermenêutica de Dilthey
III. Artífices de conceitos: a invenção do conceito de genocídio e sua aplicação aos estudos históricos (em coautoria com Heitor Loureiro)
IV. Cronologia: o “quando” em Arqueologia
V. Integração de saberes: o desafio da interdisciplinaridade nos estudos pós-graduados para as Ciências Sociais (em coautoria com Cláudia Moraes de Souza)
VI. O conhecimento a serviço de quem? Universidade, pesquisa, ciência e tecnologia no capitalismo dependente brasileiro
VII. Estruturas oligárquicas e aspirações democráticas no complexo mundo das universidades brasileiras
VIII. Partus Sequitor Ventrem: escravidão antiga e moderna, proximidades e distanciamentos no debate historiográfico
IX. O anti-judaísmo na transição entre Idade Média e Moderna Peninsular
X. Tolerância e emancipação: o tolerantismo no debate teórico e na experiência histórica moderna
XI. Inês é morta! A tragédia de Inês Pires de Castro entre a narrativa literária e a História
XII. A Era Joanina em Portugal: Paradigmas e contradições do absolutismo de Dom João V, da Guerra de Sucessão em Espanha ao Tratado de Madri