|
1 |
"Uma gota fura uma rocha caindo não só duas vezes, mas muitas; assim também, um homem se faz esperto não só lendo dois, mas muitos livros"
Giordano Bruno
OSVALDO LUIS ANGEL COGGIOLA
Osvaldo Luis Angel Coggiola nasceu em Buenos Aires no ano de 1950, tendo passado a maior parte da sua infância e juventude em Córdoba, onde iniciou seus estudos em Economia e História. Amargou o exílio quando, em 1976, integrando o movimento estudantil e na luta contra uma das mais sangrentas ditaduras militares da América Latina, foi expulso da Universidade de Córdoba. Concluiu a graduação em Economia Política e História na França, em 1979, com a dissertação “L'Opposition de Gauche en Argentine, 1930-1943”, na Universidade de Paris 8, Vincennes-Saint-Denis, onde obteve especialização em 1980, com a dissertação “Mouvement ouvrier et partis de gauche en Argentine, 1929-1969”.
Defendeu o doutorado em História Comparada das Sociedades Contemporâneas em 1983, com a tese “Le mouvement trotskiste en Argentine, 1929 – 1969”, na École des Hautes Études en Sciences Sociales.
Nos anos 1980 radicou-se no Brasil e prestou concurso para o Departamento de História da Universidade de São Paulo, onde engendrou esforços para a consolidação da área de História Contemporânea, tendo alcançado a condição de professor titular.
É autor de mais de uma centena de artigos, dezenas de livros e capítulos sobre marxismo, movimento operário, temas da história e do pensamento político latino-americano e europeu e historiografia.