OSVALDO LUIS ANGEL COGGIOLA
Osvaldo Luis Angel Coggiola nasceu em Buenos Aires no ano de 1950, tendo passado a maior parte da sua infância e juventude em Córdoba, onde iniciou seus estudos em Economia e História. Amargou o exílio quando, em 1976, integrando o movimento estudantil e na luta contra uma das mais sangrentas ditaduras militares da América Latina, foi expulso da Universidade de Córdoba. Concluiu a graduação em Economia Política e História na França, em 1979, com a dissertação “L'Opposition de Gauche en Argentine, 1930-1943”, na Universidade de Paris 8, Vincennes-Saint-Denis, onde obteve especialização em 1980, com a dissertação “Mouvement ouvrier et partis de gauche en Argentine, 1929-1969”.
Defendeu o doutorado em História Comparada das Sociedades Contemporâneas em 1983, com a tese “Le mouvement trotskiste en Argentine, 1929 – 1969”, na École des Hautes Études en Sciences Sociales.
Nos anos 1980 radicou-se no Brasil e prestou concurso para o Departamento de História da Universidade de São Paulo, onde engendrou esforços para a consolidação da área de História Contemporânea, tendo alcançado a condição de professor titular.
É autor de mais de uma centena de artigos, dezenas de livros e capítulos sobre marxismo, movimento operário, temas da história e do pensamento político latino-americano e europeu e historiografia.