|
4 |
"Uma gota fura uma rocha caindo não só duas vezes, mas muitas; assim também, um homem se faz esperto não só lendo dois, mas muitos livros"
Giordano Bruno
COLEÇÃO TRINCHEIRAS DA HISTÓRIA - 3 VOLUMES
VOLUME 1 - A CRÍTICA DA HISTÓRIA
VOLUME 2 - A ERA CONTEMPORÂNEA
VOLUME 3 - RUMO AO TEMPO PRESENTE
Autor: Rodrigo Medina Zagni
Gênero: Análise Histórica / Historiografia / História Contemporânea / História do Tempo Presente
Ano: 2022
255 páginas (Vol. 1); 258 páginas (Vol. II); 268 páginas (Vol. 3)
Livro físico: (em breve)
Ebook: (em breve)
Em três volumes, “Trincheiras da História” reúne escritos dispersos do historiador brasileiro Rodrigo Medina Zagni, professor da Universidade Federal de São Paulo. É parte significativa de combates que travou. Entre capítulos de livros, prefácios de outras obras, artigos publicados em revistas acadêmicas, artigos publicados em anais de eventos científicos, palestras e outros manuscritos produzidos nas duas últimas décadas de ofício, são apresentados ao leitor 35 textos organizados da seguinte maneira: textos de Historiografia, Teoria e Metodologia da História e de temas de História Moderna, dispostos no primeiro volume e que recebeu o título de “A crítica da História”; textos de História Contemporânea que compõem o segundo volume, intitulado “A era contemporânea”; e um temário que, como as águas que avançam sobre as areias da praia tocando os nossos pés no tempo da nossa existência, constituem uma História do Tempo Presente e que compõem o terceiro volume, que recebeu o título, por isso, de “Rumo ao tempo presente”. Atravessam os textos temas de História da Cultura, História e Fontes Visuais, História do Cinema, História Vista de Baixo e outras perspecticas caras àqueles que têm por ofício a investigação do passado, com a consciência desperta para as contradições do seu tempo.
Volume I - Sumário:
Apresentação
I. Cinquenta anos depois: a conspiração “Brother Sam” e o dia que durou vinte e um anos (em coautoria com João Pedro Zagni)
II. Os primeiros a morrer: as vanguardas artísticas no período da ditadura militar no Brasil .
III. Rios de tempo, rios de sangue! A contenda por Perón no romance de Tomás Eloy Martínez
IV. American way of life: notas sobre globalização e imperialismo no discurso de dois norteamericanos (Fredric Jameson & Michael Moore)
V. A questão palestina na política externa brasileira: o desenvolvimentismo militar e o ativo e altivo protagonismo internacional do governo Lula (em coautoria com Letícia Rizzotti Lima)
VI. Primavera de sangue: os massacres das praças Tahrir e Rabaa e seus desdobramentos para a nova revolução egípcia
VII. When two worlds collide: representações do real e monstruosidades fantásticas no conjunto simbólico das capas de álbuns e singles da banda Iron Maiden
VIII. A disciplina histórica como produção cultural nas páginas da revista História Viva
IX. A incerteza do destino, a certeza da morte e a celebração ao novo
X. São Paulo: Paranoias
XI. Comandante Espinosa: entre abraços que sufocam e sob a sombra dos Leviatãs
XII. Na encruzilhada histórica do tempo presente: a Maçonaria brasileira entre vocações progressistas, o obscurantismo político e o fetichismo da forma
Volume II - Sumário:
Apresentação
I. Capitalismo tardio: a Alemanha e a ordem europeia (em coautoria com Osvaldo Coggiola)
II. A espada por cetro: do ocaso da Comuna de Paris, a análise de Engels sobre a máquina de guerra nacional do capital contra o trabalho
III. Os Filhos de Canudos: tradição oral e memória da guerra (em coautoria com Ailton Camargo e Edmar Franco)
IV. A tempestade andina: a Revolução Russa de 1917 e o pensamento de José Carlos Mariátegui
V. A aurora de uma era da catástrofe: os significados históricos do depoimento de Arnold Toynbee sobre as atrocidades turcas na Armênia
VI. As profundezas do intangível: relações entre o antissemitismo religioso e o antissemitismo “científico” na justificativa nazista para a Shoah
VII. Decifra-me ou devoro-te: o enigma do nazi-fascismo na obra de Erich Fromm
VIII. O anel de Sarah Hirsh: representações do Holocausto em “Incident at Vichy”
IX. A guerra, o Homem e a besta: representações simbólicas da praça de touros na obra de Pablo Picasso
X. No front de uma guerra de imagens: o cinema norte-americano no período inicial da Guerra Fria
XI. Harold Walter: Um Inglês do Século XIX na Lagoa Santa do XX (em coautoria com Eduardo Melander Júnior)
XII. “Deus dá o frio conforme o cobertor”: mobilidade social, sonhos e decepções, a trajetória de Adoniran Barbosa e dos calouros nos programas de rádio (1930-1950)
Volume III - Sumário:
Apresentação
I. Cinquenta anos depois: a conspiração “Brother Sam” e o dia que durou vinte e um anos (em coautoria com João Pedro Zagni)
II. Os primeiros a morrer: as vanguardas artísticas no período da ditadura militar no Brasil .
III. Rios de tempo, rios de sangue! A contenda por Perón no romance de Tomás Eloy Martínez
IV. American way of life: notas sobre globalização e imperialismo no discurso de dois norteamericanos (Fredric Jameson & Michael Moore)
V. A questão palestina na política externa brasileira: o desenvolvimentismo militar e o ativo e altivo protagonismo internacional do governo Lula (em coautoria com Letícia Rizzotti Lima)
VI. Primavera de sangue: os massacres das praças Tahrir e Rabaa e seus desdobramentos para a nova revolução egípcia
VII. When two worlds collide: representações do real e monstruosidades fantásticas no conjunto simbólico das capas de álbuns e singles da banda Iron Maiden
VIII. A disciplina histórica como produção cultural nas páginas da revista História Viva
IX. A incerteza do destino, a certeza da morte e a celebração ao novo
X. São Paulo: Paranoias
XI. Comandante Espinosa: entre abraços que sufocam e sob a sombra dos Leviatãs
XII. Na encruzilhada histórica do tempo presente: a Maçonaria brasileira entre vocações progressistas, o obscurantismo político e o fetichismo da forma